» Montanhismo

A travessia

A Travessia Petrópolis – Teresópolis é considerada por muitos como a caminhada mais bonita do Brasil, sendo percorrida normalmente em três dias no sentido de Petrópolis para Teresópolis, devido à maior facilidade e ao fato de que se vê a vista da Serra dos Órgãos de frente (veja uma breve descrição desse roteiro abaixo).

Mas, cada grupo de visitantes pode organizar seu próprio roteiro. Se quiser mais detalhes sobre a Travessia e demais trilhas do PARNASO clique aqui.

+ PRIMEIRO DIA: Sede Petrópolis - Castelos do Açú

Extensão do percurso: 7000 metros

Dificuldade: Difícil

Sede: Petrópolis

A caminhada até o Açú é considerada pesada devido à grande variação atitudinal. Parte-se da portaria do parque, localizado no bairro Bonfim (cerca de 1.100m de altitude), chegando a 2.245m nos Castelos do Açú. A caminhada é relativamente curta (pouco mais de 7 Km de extensão) mas demora cerca de 6 horas para o montanhista médio.

+ SEGUNDO DIA: Castelos do Açú – Pedra do Sino

Extensão do percurso: 10000 metros

Dificuldade: Difícil

Sede: Petrópolis

Grande parte da caminhada e realizada pelos campos de altitude, vegetação de pequeno porte que, no Estado do Rio de Janeiro, só ocorre na Serra dos Órgãos, em Itatiaia e no Parque Estadual do Desengano.

+ TERCEIRO DIA: Pedra do Sino – Sede Teresópolis

Extensão do percurso: 11000 metros

Dificuldade: Difícil

Sede: Teresópolis

O percurso do terceiro dia inclui apenas a descida da Pedra do Sino até a Sede Teresópolis do PARNASO. A descida é relativamente suave com belas vistas para o município de Teresópolis e do Parque Estadual dos Três Picos.